Arte: Marian Castello Branco
Recentemente, o CRECISP conheceu os resultados de uma pesquisa realizada pelo Datafolha no sentido de mensurar a opinião da sociedade com relação aos corretores de imóveis e a visão destes para com a atividade e o Conselho.
O principal objetivo deste levantamento foi fornecer diretrizes para a melhoria constante do trabalho da entidade em prol da moralização da profissão e da garantia de segurança aos negócios imobiliários.
Os números comprovaram, novamente, que o CRECISP está no caminho certo. No que diz respeito à população, cerca de 66% dos entrevistados demonstraram uma visão positiva - destacando a competência dos profissionais e sua dedicação ao cliente - ou neutra quanto aos corretores de imóveis. E no que tange ao grau de satisfação, os intermediadores receberam nota 7.2 pelo bom atendimento prestado em geral.
Cerca de 80% dos que responderam a pesquisa afirmaram que os corretores são atenciosos e que, com seu trabalho, facilitam a vida das pessoas. "A sociedade está mais consciente da importância desse profissional para a concretização dos negócios. E esse é o resultado de um esforço conjunto entre o CRECISP e seus inscritos", afirmou José Augusto Viana Neto, presidente da entidade.
Viana ressaltou que, embora a ação dos agentes fiscais do CRECISP seja um trabalho de bastidores, ela está dando bons frutos e coibindo os pseudocorretores no mercado. "Mais de 60% da população consultada conhecem o CRECISP, seja através dos meios de comunicação ou mesmo de parentes e amigos. E já está se criando o bom hábito de se informar se o profissional é realmente inscrito no Conselho antes de qualquer outro expediente. Com isso, os que atuam de maneira irregular estão perdendo espaço."
O presidente comentou que é preciso esclarecer as diferenças entre a "fiscalização de rotina" e o "atendimento a uma denúncia", ambos realizados pelo CRECISP. "Quando uma pessoa solicita uma fiscalização, normalmente não apresenta provas concretas, mas apenas informa sua suspeita sobre uma atividade irregular. Mesmo assim, o Conselho manda uma diligência para que se confirme ou não essa irregularidade. No caso da denúncia, o denunciante tem que se apresentar ao CRECISP munido de todos os documentos que comprovem que uma situação é ilegal. Com isso, os resultados do trabalho do Conselho só são percebidos, na maioria das vezes, algum tempo depois, quando comprovadas aquelas informações."
Satisfação
Os inscritos no CRECISP também demonstraram um bom nível de satisfação em relação ao Conselho, destacando como pontos positivos os cursos e palestras organizados pela entidade, em primeiro lugar, e a fiscalização, logo em seguida.
O levantamento constatou, ainda, que o perfil do profissional vem se alterando ao longo dos anos. Atualmente, 84% dos corretores de imóveis têm formação universitária, especialmente em Ciências Humanas, como Direito e Administração e 67% deles estão realizados com a nova profissão escolhida.
"O corretor de imóveis, hoje, está mais consciente de seus direitos e da importância de ter uma formação mais específica para alcançar sucesso na atividade. E é nessa direção que o CRECISP tem trabalhado, buscando a reciclagem de conhecimentos, disponibilizando novas ferramentas e tecnologias para uso diário do profissional e, ainda, autuando os que exercem a intermediação sem estarem devidamente habilitados para tal", finalizou Viana.
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