segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Com novo Plano Diretor, preços dos imóveis devem cair em SP

Prefeito Fernando Haddad pretende reduzir prazo aprovação de projetos imobiliários pela prefeitura, o que deve baratear custos das incorporadoras

Apesar das previsões de que o novo Plano Diretor da cidade de São Paulo iria tornar os imóveis mais caros, o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), afirmou que o programa a ser aprovado na Câmara dos Vereadores deve gerar, efetivamente, uma queda nos valores praticados no mercado imobiliário paulista atual.

De acordo com o executivo de São Paulo, uma das principais propostas do novo Plano Diretor será a redução do atraso e da burocracia na aprovação de projetos imobiliários pela prefeitura, um dos motivos para o aumento dos custos e do encarecimento dos imóveis construídos no município.
Isso porque, à medida que as incorporadoras não conseguem gerar retorno com o projeto imobiliário por conta do atraso sobre um investimento já feito, há um aumento no custo financeiro do produto final e isso é repassado aos consumidores. Hoje em dia, o prazo médio é de 450 dias para aprovação, segundo especialistas do setor.
“Criamos uma secretaria específica justamente para acelerar as aprovações e simplificar a legislação. Vamos liberar terrenos para diminuir os custos”, disse Haddad, na abertura da semana imobiliária, promovida pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação), em São Paulo.
“Pretendemos reduzir esse prazo pela metade até o final de 2014. E, até o final de 2016, queremos chegar a 90 dias para aprovar um projeto”, completou o prefeito.
Segundo o Secovi, o custo do terreno no preço final de um imóvel pode chegar a 25%. Para o presidente do sindicato, Claudio Bernardes, a escassez de terrenos, além de impedir a produção, faz os preços subirem significativamente.
“Com o novo Plano Diretor, a tendência é que se diminuam os preços realmente, pois ele vai alterar fatores que influenciam nesse tema. Então, se houver um equilíbrio entre oferta e demanda, haverá sim uma queda nos valores”, analisou Bernardes, em entrevista ao ZAP Imóveis.
Leia também:

“O atraso encarece o produto final. Por isso, a legislação é muito importante no sentido de criar boas oportunidades e condições de projetos viáveis para que possamos financiá-los”, concluiu o presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setubal, também presente no evento.
Plano diretor - O Plano Diretor é a lei que traça as diretrizes para o planejamento urbano da cidade, incluindo normas de como os terrenos devem ser ocupados e em quais zonas do município haverá concentração de residências ou indústrias.
Fonte: Zap

Nenhum comentário:

Postar um comentário