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quarta-feira, 27 de março de 2013
Vendas da Cyrela devem seguir ritmo de lançamentos em 2013
"Esperamos um crescimento relevante de lançamentos em 2013, mas não vamos chegar ao mesmo nível de 2011, por exemplo", disse o vice-presidente financeiro da construtora
São Paulo - A Cyrela Brazil Realty deve entregar neste ano crescimento significativo no nível de lançamentos, com as vendas avançando na mesma proporção, ao mesmo tempo em que volta o foco da empresa para a rentabilidade.
"Esperamos um crescimento relevante de lançamentos em 2013, mas não vamos chegar ao mesmo nível de 2011, por exemplo", disse o vice-presidente financeiro da construtora e incorporadora, José Florêncio Rodrigues, em teleconferência com jornalistas nesta sexta-feira. "As vendas devem crescer na mesma forma, acompanhando os lançamentos." A companhia optou por não traçar estimativas para vendas e lançamentos em 2013. No ano passado, a Cyrela chegou a reduzir duas vezes a previsão estabelecida para vendas contratadas, que fecharam 2012 em 6 bilhões de reais, no piso da nova meta.
Sem especificar números, Florêncio afirmou que a companhia pode "lançar um pouco mais que o mercado, que vai crescer como um todo".
Mais cedo, em teleconferência com analistas, o diretor de operações da empresa, Raphael Horn, disse que a Cyrela espera ter entre abril e junho lançamentos no mesmo nível do primeiro trimestre. De janeiro a março, a companhia lançou oito empreendimentos nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
"O mercado pode esperar no resto do semestre a continuação desse ritmo de lançamentos", afirmou.
A empresa está acelerando o passo para executar projetos antes previstos para 2012, quando o setor imobiliário teve o ritmo de lançamentos prejudicado pela demora na aprovação de novos empreendimentos por parte das prefeituras, principalmente em São Paulo. A Cyrela, por exemplo, teve de adiar para o início deste ano lançamentos programados para o final do ano passado.
"A situação vem melhorando", disse Horn, mencionando a nova gestão municipal (de São Paulo) e o avanço do processo de aprovação eletrônica." Ainda sobre os lançamentos, a Living --braço da Cyrela para o segmento econômico-- deve responder por cerca de 30 por cento do total, segundo os executivos.
Embora tenha optado por não traçar metas operacionais, a Cyrela reforçou a decisão de priorizar a rentabilidade da empresa ao divulgar projeção apenas para margem bruta.
A companhia estima margem bruta entre 31 e 35 por cento neste ano, após ter encerrado 2012 em 30,9 por cento.
"A margem apresentada é sustentável... e a margem em 2013 ficará contida nesse 'guidance'", afirmou Florêncio. "Não há nenhum motivo extraordinário para o aumento (da margem). À medida que vão saindo projetos do legado antigo, da safra de 2008, a margem vai aumentando", acrescentou.
A Cyrela apresentou na véspera lucro líquido de 160 milhões de reais para o quarto trimestre, queda anual de 11,6 por cento. Em 2012 como um todo, o lucro cresceu 14,7 por cento, para 571 milhões de reais.
"O resultado da Cyrela não trouxe surpresas, já que era esperado fraco desempenho no quarto trimestre. Mas a tendência de recuperação de margens e redução de endividamento é mais importante", afirmou a equipe da Planner, em relatório.
Às 14h50, a ação da Cyrela subia 4,67 por cento, a 16,79 reais, enquanto o Ibovespa subia 0,13 por cento.
Fonte: Reuters

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